Durante a reunião de secretariado na última sexta-feira (29), ocorreu o lançamento do Programa de Governo Digital, iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Transparência, Controladoria e Governo Digital (SMTCGD). O programa visa mapear o estágio atual da transformação tecnológica da gestão municipal, identificar gargalos e oportunidades de melhoria, e implementar ações concretas para modernizar os serviços públicos.
Entre os meses de junho e agosto de 2025, foram conduzidas entrevistas, reuniões e questionários com mais de 200 gestores, secretários e diretores das 29 áreas da administração municipal. Essa escuta ampla envolveu o Gabinete do Prefeito, as Secretarias da Fazenda e de Comunicação, além da CanoasTec, garantindo uma abordagem integrada e estratégica
O Programa de Governo Digital busca fortalecer a cultura de dados na Prefeitura; promover interoperabilidade entre sistemas; garantir segurança da informação e integrar as diferentes áreas da gestão. Essas ações têm como resultado a criação de serviços públicos mais ágeis, transparentes e acessíveis à população.
Clique aqui para ver o que está sendo feito e o que esta por vir
Airton Souza, prefeito de Canoas, destacou a força histórica do município e os desafios recentes: “A história da nossa cidade é forjada na batalha, nunca foi fácil e, nesse momento pós-enchente, é com maior dificuldade reajustar a gestão pública. Estamos realizando um grande esforço em todas as frentes para amenizar nossas dificuldades. O Governo Digital nasce em Canoas para transformar conceitos, opiniões e para que os mais antigos se atualizem na era digital, nossa gestão não pode parar no tempo, tem que avançar.”

Já Gustavo Ferenci, secretário da SMTCGD, destacou: “Quando a gente fala em governo digital, é transformar a cidade fazendo o trabalho que já fazemos de uma maneira melhor, usando a tecnologia.”
