Canoas participa do 6º Fórum de LGPD dos Municípios

A cidade de Canoas marcou presença em um dos principais eventos nacionais sobre proteção de dados e governança digital. Na última quinta-feira (14) e sexta-feira (15), ocorreu em São Paulo (SP), na Biblioteca Mário de Andrade, o 6º Fórum de LGPD dos Municípios, reunindo especialistas de todo o país.

Canoas foi a única cidade não capital a integrar a programação do evento, reforçando seu protagonismo nas discussões sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e inovação no setor público.

Na manhã de sexta-feira, o secretário de Transparência, Controladoria e Governo Digital de Canoas, Gustavo Ferenci, participou como palestrante no painel que debateu “Inteligência Artificial e LGPD”, ao lado do Data Protection Officer (DPO) de Porto Alegre, Newton de Moraes. Durante sua fala, Ferenci destacou que a Inteligência Artificial pode ser uma aliada estratégica na garantia da transparência e na proteção dos dados dos cidadãos, desde que os prompts e comandos utilizados sejam corretamente orientados pelos servidores públicos. “O mais importante é lembrar que a IA é apenas uma ferramenta. Quem a orienta, conduz e assume a responsabilidade por seus resultados é sempre o ser humano que está por trás dela”, ressaltou o secretário.

O Fórum de LGPD dos Municípios é um espaço de troca de experiências, capacitação e debate sobre as melhores práticas para a implementação da lei no âmbito municipal, reunindo gestores, especialistas e representantes de órgãos de controle.

Ir para o conteúdo