A cidade de Canoas está representada em uma missão técnica oficial que ocorre nesta semana em Medellín, na Colômbia. A iniciativa é promovida pela Granpal (Consórcio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre), que custeou as despesas com passagens da comitiva canoense. O objetivo da visita é conhecer experiências consolidadas em inovação, participação cidadã, educação pública e governança colaborativa que vêm transformando Medellín em um modelo internacional de gestão pública.
Participam da missão o secretário de Transparência, Controladoria e Governo Digital, Gustavo Ferenci; a secretária de Educação, Beth Colombo; e a assessora superior de Monitoramento, Daniele Ilha. Cada um dos representantes observa aspectos específicos da gestão colombiana com foco na aplicação de boas práticas no contexto canoense.
Com cerca de 2,5 milhões de habitantes, Medellín é a segunda maior cidade da Colômbia e já foi considerada uma das cidades mais inovadoras do mundo. Depois de enfrentar décadas marcadas pela violência, a cidade investiu fortemente em políticas públicas integradas, tecnologia social, transporte público acessível e participação comunitária, o que resultou em uma profunda transformação urbana e social.

Para o secretário Gustavo Ferenci, a estrutura de gestão da cidade colombiana é um exemplo de como a administração pública pode ser construída em torno do cidadão: “Medellín é um exemplo de estrutura organizacional que leva o conceito de trazer o cidadão para o centro da gestão pública ao extremo, garantindo um processo de escuta permanente e um rol de entregas contínuas para a melhoria da cidade.”
A secretária Beth Colombo destaca como a educação é utilizada como ferramenta de inclusão e cidadania: “O que estamos encontrando surpreende pelo fato de envolver uma comunidade carente e, ao mesmo tempo, uma adesão aos programas públicos oferecidos que é surpreendente.”
Já a assessora Daniele Ilha avalia a governança colaborativa de Medellín como uma referência concreta para a construção de políticas públicas eficientes: “As ações concretas são inspiradoras e se estruturam em políticas públicas embasadas a partir de pesquisas e indicadores de cada território, promovendo perspectivas inovadoras de desenvolvimento social nas diversas atendimento ao cidadão.”
A missão técnica representa uma oportunidade estratégica para Canoas. A partir da vivência direta com experiências de sucesso internacional, a comitiva canoense vislumbra uma série de possibilidades para aplicar soluções inovadoras em áreas como educação, tecnologia, participação popular e gestão integrada. A expectativa é que os aprendizados possam ser adaptados à realidade local, fortalecendo políticas públicas e projetos estratégicos voltados à melhoria da qualidade de vida da população.