Canoas integra missão internacional patrocinada pela GRANPAL na Espanha

Representando o prefeito Airton Souza, uma comitiva da Prefeitura de Canoas participou de uma missão internacional organizada e patrocinada pela GRANPAL (Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre), com agendas estratégicas em Barcelona e Madrid. A ação reforça o protagonismo de Canoas na pauta da inovação urbana, sustentabilidade e cooperação internacional, com a possibilidade concreta de captar 300 mil euros (cerca de R$ 1,6 milhão) a fundo perdido para estudos técnicos de prevenção a desastres e adaptação às mudanças climáticas.

Barcelona: referência global em cidades inteligentes
Na capital catalã, a delegação participou do evento internacional Smart City Expo World Congress, além de visitar projetos emblemáticos como o “22@Barcelona”, bairro-referência em transformação urbana sustentável. A agenda proporcionou uma imersão em modelos avançados de gestão municipal e inovação tecnológica.

A secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Canoas, Michele Godói, valorizou a experiência: “Tem sido uma experiência incrível participar dessa missão internacional em Barcelona. Estamos conhecendo de perto iniciativas que unem planejamento urbano, sustentabilidade e inovação, pilares fundamentais para o desenvolvimento econômico e urbano.”

A assessora superior de Governança, Daniele Ilha, reforçou a relevância internacional da presença de Canoas: “Os diálogos com outros países em eventos mundiais como o Smart Cities aqui de Barcelona colocam Canoas numa perspectiva de interação com alguns dos maiores cases do mundo e, o melhor, conseguimos também mostrar nossa cidade para o mundo”, ela destacou ainda a importância da missão na busca de estratégias que consolidem ações propositivas para o desenvolvimento e a inovação da cidade.

Madrid: cooperação internacional com a Espanha
Em Madrid, a missão teve caráter institucional, com foco na articulação de recursos internacionais. Durante reunião na sede da AECID (Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento), a GRANPAL, com participação destacada de Canoas, apresentou proposta de cooperação voltada à prevenção de desastres ambientais na Região Metropolitana. Em pauta, o programa EUROCLIMA, da União Europeia, que poderá destinar até 300 mil euros a fundo perdido para financiar estudos sobre os impactos das inundações e a resiliência da infraestrutura da Região Metropolitana.

Gustavo Ferenci, secretário de Transparência de Canoas e um dos responsáveis pela articulação da reunião, explicou: “Temos a possibilidade real de trazer 300 mil euros a fundo perdido para investir em estudos técnicos modernos de combate às cheias e de resiliência climática. Canoas tem assumido um papel de liderança dentro da GRANPAL, e essa missão reforça nosso compromisso com a inovação e a prevenção de desastres.”

Internacionalização do Canoas Transparente
Durante os encontros em Barcelona, também houve diálogos com representantes da República Tcheca, Coréia do Sul, Estónia e Itália, voltados à internacionalização do Programa Canoas Transparente, iniciativa que visa aprimorar a transparência pública, a participação cidadã e o uso de dados na administração municipal.

Como desdobramento desses contatos, já estão agendadas reuniões técnicas com as cidades de Turim (Itália), Seul (Coreia do Sul), Talin (Estónia) e Praga (República Tcheca), fortalecendo as redes de cooperação de Canoas com experiências globais de governança inteligente.

A missão técnica organizada e patrocinada pela GRANPAL, com atuação destacada da Prefeitura de Canoas, reafirma o compromisso da cidade com uma gestão pública inovadora, transparente e conectada aos grandes desafios urbanos do século XXI.

Ir para o conteúdo