Na segunda-feira (20), a Secretaria de Transparência Controladoria e Governo Digital realizou a 1ª Mesa de Trabalho Ampliada do Governo Digital para discutir projetos de digitalização dos serviços públicos, o Programa de Governo Digital 2025. A iniciativa teve como objetivo mostrar a governança integrada dos projetos de tecnologia da informação, gestão de dados e invasão, assegurando o desenvolvimento estratégico. No evento foram exibidos todos os projetos em andamento.
O secretário de Transparência, Controladoria e Governo Digital, Gustavo Ferenci, afirmou que um dos propósitos dessa reunião é organizar um comitê de governança com um canal de comunicação direta com o servidor, com opção de WhatsApp integrada a inteligência artificial como ferramenta facilitadora. “O objetivo é incentivar o servidor público a participar do processo com opiniões para melhorias, colaborando com a modernização e unificação dos processos”, afirmou.
Patrícia Augsten, Secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, enfatizou que a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação deseja transformar o Parque Canoas de Inovação (PCI) em um hub tecnológico e inovador: “Nossa proposta é que até 2028 Canoas seja um referencial digital com o desenvolvimento do empreendedorismo e para isso debater esse projeto, assim como os outros, é fundamental para o desenvolvimento do município”, explicou.
Daniele Ilha, Assessora Superior de Monitoramento, apresentou o “Painel do Cidadão”, um dashboard de visualização para o servidor poder monitorar projetos estratégicos, geração de dados e elaboração de relatórios. Posteriormente objectivamos deixar este recurso com acesso público, afirmando nosso compromisso com a transferência, deixando o cidadão canoense a par dos projetos sem burocracia”. Já o diretor do PROCON, Vinícius Rabaioli, enfatizou o estudo da política de proteção e segurança com o programa “Mais Digital Menos Papel”. Segundo ele, a proposta é diminuir a quantidade de uso de pepel no serviço público, garantindo a agilidade dos trâmites e processos no setor administrativo com ferramentas digitais melhores e mais eficazes”, destacou.
O encontro aconteceu no Auditório Sady Schivitz e contou com a presença de servidores de diversas áreas da administração municipal.












