A Prefeitura de Canoas informa que o Canoasprev não repassa dados pessoais ou cadastrais de seus segurados a nenhuma instituição financeira, correspondente bancário ou entidade externa. O Instituto identificou um aumento recente na atuação de correspondentes que vêm utilizando indevidamente o nome do Canoasprev para oferecer produtos financeiros e empréstimos consignados, inclusive em nome de bancos que sequer são credenciados. Há relatos, inclusive, de que servidores da ativa também estariam sendo abordados de forma indevida.
Todos os credenciados já foram notificados formalmente para que não utilizem o nome do Canoasprev em suas abordagens comerciais nem se apresentem como representantes da autarquia. O Instituto tem acompanhado com atenção relatos sobre a possível utilização irregular de informações de segurados por parte de agentes externos, o que reforça a importância de cautela por parte dos aposentados, pensionistas e também dos servidores em atividade.
Como medida imediata, o Canoasprev já adotou providências legais e administrativas. Foram registradas comunicações junto à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), ao Procon Municipal e boletim de ocorrência. Além disso, está sendo preparada uma ação judicial para suspender a atuação de instituições e correspondentes não credenciados que vêm utilizando indevidamente o nome do Instituto.
A Prefeitura orienta que todos os segurados, inclusive os servidores da ativa, mantenham atenção redobrada diante de ofertas ou contatos não solicitados envolvendo o nome do Canoasprev. Em caso de dúvida, recomenda-se buscar esclarecimentos diretamente pelos canais oficiais do Instituto, que seguem à disposição para prestar todo o suporte necessário.