Canoas realiza primeira reunião de trabalho com pontos focais de transparência

Na manhã da última sexta-feira (8), a Secretaria de Transparência, Controladoria e Governo Digital (SMTCGD) promoveu a primeira reunião de trabalho com os pontos focais das secretarias municipais. A formação continuada desses representantes faz parte da estratégia de governança do Programa Canoas Transparente, que visa fortalecer a ética, a integridade e a participação cidadã nas ações do município.

O Programa Canoas Transparente foi desenvolvido com base em um amplo debate interno da Secretaria e está ancorado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), reafirmando o compromisso de Canoas com uma gestão pública moderna, responsável e voltada para o bem comum.

O secretário da SMTCGD, Gustavo Ferenci, fez a abertura do evento e apresentou o primeiro painel, destacando a importância da transparência para o desenvolvimento urbano: “As cidades que apresentam os melhores índices de desenvolvimento humano e que são referência como cidades inteligentes têm na transparência, na ética e na participação do cidadão elementos essenciais”, afirmou.

Os trabalhos foram coordenados pela secretária adjunta da SMTCGD, Mari Mantelli, e contaram com palestras de diversos diretores e chefes de unidade da Secretaria, que apresentaram os números da monitoria do primeiro semestre de 2025. O foco foi a importância do comprometimento e da construção de uma relação de confiança entre as diretorias e os pontos focais, fundamentais para que Canoas mantenha sua trajetória de crescimento na área da transparência pública.

O fortalecimento da integridade e da transparência no governo é um compromisso central da administração municipal. O prefeito Airton Souza é vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) para Transparência Pública e Proteção de Dados.

Ir para o conteúdo