Em São Paulo, nesta quarta-feira, 27 de agosto, o secretário de Transparência e Controladoria de Canoas, Gustavo Ferenci, participou do ExpoCompliance 2025, considerado o maior evento de compliance e governança do Brasil. Ferenci integrou o Painel “Proteção de dados no setor público: desafios e perspectivas”.
O debate contou ainda com Arthur Pereira Sabbat, diretor do Conselho Diretor da ANPD; Rodrigo Pironti, sócio fundador e CEO do escritório Pironti+Moura; e André Pontin, procurador-geral da Procempa.
Durante sua fala, Ferenci apresentou o Programa Canoas Transparente, destacando os avanços locais em transparência e proteção de dados, mas também alertando para a realidade enfrentada pela maioria dos municípios brasileiros: “Todos nós, agentes públicos, sabemos o que temos que fazer para proteger os dados do cidadão. A questão é: como fazer isso com poucos recursos, sem pessoal especializado e com uma estrutura precária”, pontuou, lembrando que muitas vezes a alta gestão tem dificuldade em compreender a centralidade do tema.

O secretário também chamou atenção para os novos desafios trazidos pela Inteligência Artificial, lembrando que Canoas participa ativamente do Grupo de Trabalho da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) que discute o Projeto de Lei nº 2338/2023, que institui o marco legal da IA no Brasil.
Ferenci sublinhou ainda o pioneirismo da cidade: Canoas é uma das poucas cidades do país a ter uma diretoria voltada especificamente à proteção de dados. Além disso, o prefeito Airton Souza ocupa a vice-presidência de Transparência Pública e Proteção de Dados da FNP, reforçando o compromisso municipal com a pauta. Canoas também integra a diretoria nacional do Fórum de Proteção de Dados dos Municípios, atualmente exercendo a vice-presidência.
Com essa participação, Canoas se consolida como referência nacional em governança de dados no setor público, mostrando que, mesmo diante de restrições orçamentárias, é possível avançar em práticas inovadoras de proteção da privacidade e da confiança dos cidadãos.